2017-02-27

RADIO CULTURA ARARAQUARA (BRAZIL) COME BACK ON SHORT WAVES





Fonti DX sudamericane hanno segnalato la ripresa delle trasmissioni sulla banda dei 90 metri, frequenza di 3365 KHz, da parte di Radio Cultura Araraquara, emittente brasiliana che opera dallo stato di San Paolo anche in onda media e modulazione di frequenza. Alcuni emsi fa, in seguito a un guasto tecnico l'emittente aveva sospeso le sue trasmissioni sui 90 metri e in molti dubitavano che sarebbero mai riprese. Il trasmettitore utilizzato dall'emittente ha una potenza dichiarata di 1 KW. 

DX South American sources reported the resumption of transmissions on the band of 90 meters, frequency of 3365 KHz, by Radio Cultura Araraquara, Brazilian radio station that operates from the state of São Paulo also on medium wave and FM. Some months ago, following a technical failure of the transmitter the station had suspended its broadcasts on 90 meters and many doubted that sarebeb never recovered. The transmitter used by the issuer has a rated power of 1 kW.



Questa è la storia dell'emittente (da Wikipedia)



No ano de 1932, uma dupla de amigos mudou a história de Araraquara ao fundar uma "Emissora de Rádio". Entusiastas da radioeletrônica formaram uma sociedade. O que de início era apenas um "hobby", passou a ser a conceituadíssima Rádio Cultura de Araraquara, uma das primeiras emissoras de rádio do Brasil.

O primeiro equipamento de transmissão foi montado no prédio da Rua São Bento, 1128 e iniciou sua transmissão experimental em 16 de maio de 1932.

Operando em Ondas Médias (AM) na frequência de 1370 kHz , recebeu na época o prefixo de PRD 4, com o qual atuou até o início da década de 1960. Foi a primeira emissora de Rádio do país a lançar um programa com a doutrina espírita e com apresentação de Cairbar Schutel. Foi pioneira em várias realizações radiofônicas e sua cobertura era fantástica, ainda mais porque o espectro não contava com outras emissoras ou a interferência elétrica, gerada por eletrodomésticos e instalações elétricas. Mesmo operando só em AM, recebia cartas de Recife, Salvador e de um grande número de cidades brasileiras distantes de Araraquara.

Em 1936 a Rádio Cultura Araraquara foi autorizada a operar com 500 watts (0.5kW) de potência e suas instalações ocupavam um prédio localizado na Avenida Feijó, entre as ruas Gonçalves Dias e 9 de Julho. Na década de 1950 passou a operar também em Ondas Tropicais (OT) na frequência de 4915 kHz , na faixa de 62 metros. Nesta mesma época, a Rádio Cultura Araraquara lançou o seu "Rádio Teatro PRD 4". No início da década de 1960 a equipe de Rádio Teatro conseguiu o primeiro lugar, entre mais de 25 equipes concorrentes, em um concurso promovido em São Paulo pela ex Rede Tupi de Televisão.

A onda tropical da rádio, atualmente transmite em 3365 kHz (quilohertz), na faixa de 90 metros com potência de 1 000 watts (1kW).[1]

Rádio Cultura, sempre seguindo a trilha de ser pioneira, inaugurava suas transmissões com som estereofônico, através de sua emissora de Frequência Modulada (FM), que, operando na frequência de 97.3 mega-hertz, recebeu o prefixo ZYD 805. Mas esta transmissão em Frequência Modulada, já existia também pioneira desde 1949, quando o sinal era utilizado para enviar o sinal dos estúdios até os transmissores de AM, e posteriormente gerar programação própria. Nessa ocasião, a Rádio Cultura Araraquara foi a primeira emissora do interior do estado de São Paulo, sempre primando pela máxima qualidade técnica e artística, a Rádio Cultura Araraquara se lançou na estereofonia utilizando equipamentos importados super sofisticados, linguagem jovem, dinâmica e inteligente. Com isso, conquistou ouvintes das mais variadas faixas etárias e classes sociais.

Em 1983, a emissora de AM passou a operar em nova frequência, 790 kHz , menos congestionada, e dando aos ouvintes a condição de receber um som de muito mais qualidade e livre de interferências, com potência de 5 000 watts (5 kW) classe B. Atualmente opera com 2 000 watts (2 kW)

Em 2000, com o aumento de potência para 10 000 watts (10 kW) classe A4 , a Cultura FM passou a cobrir toda a Região Central do Estado de São Paulo. Atualmente opera com 3 600 watts (3.6 kW)

Em 2001, a Rádio Cultura Araraquara, uma das mais tradicionais emissoras de rádio do país, reestruturou-se empresarialmente. Integrando às novas perspectivas de crescimento e solidificação do desenvolvimento regional.

No comments: